Confira oito lições de gestão para aprender com “La Casa de Papel”

Muitos são os factores que fazem a produção de filmes levar longos meses de gravação e séries estenderem-se por vários anos. Escusamo-nos de comentar, ao ponto de levar uma eternidade a fazer isso.

Em tudo o que se pode imaginar, a maioria vai concordar no facto de existirem séries de tirar o fôlego em vários aspectos. Nisto, um olhar para a mais famosa série espanhola “La Casa de Papel” permitiu a identificação de estratégias de gestão para implementar em empresas.

Aqui, muito rapidamente, vamos apresentar oito técnicas implementadas pelo “Professor”… E, claro, embora ele as tenha utilizado minuciosamente para assaltar bancos de máxima segurança, a nossa indicação dessas estratégias são para implementar em empresas e actividades proactivas. Entendido? Vamos a isso!

  • É sempre importante e indispensável, o planeamento

É preciso organizar com bastante antecedência e em diferentes etapas para se ter a certeza de que se alcançam os objectivos.

  • Ter uma equipa diversificada

Escolher cada colaborador de modo assertivo, levando em conta as suas competências para realizar funções específicas e facilitar o sucesso do projecto ou do negócio.

  • A vantagem de antecipar “movimentos”

Nunca parta do princípio de tudo vai resultar. Se aquilo que procura é o sucesso é essencial planear, analisar possibilidades e estruturar as etapas, e, assim como o “Professor” não se esqueça de que podem existir imprevistos. Reflita sobre eles e prepare um plano B, C ou D. Faça isso ainda enquanto estiver a planejar.

  • Estude bem a concorrência

Sun Tzu, no livro “A arte da Guerra”, afirma “conheça o seu inimigo como a si mesmo e não precisa temer o resultado de cem batalhas” e Philip Kotler em “Marketing 3.0” refere que “as empresas pobres ignoram os seus concorrentes, as empresas médias imitam os seus concorrentes e as empresas vencedoras guiam os seus concorrentes”.

A partir do momento em que se conhecem os seus concorrentes directos ou indirectos cria-se uma melhor estrutura para os superar. Conhecendo os seus concorrentes saberá como costumam agir e assim diferenciar-se deles.

  • Tenha sempre um propósito

Ao criar uma visão clara de onde deseja chegar, o líder vai conseguir que a sua equipa veja os benefícios de se manter fiel ao plano previamente elaborado

  • Treino, muito treino

O treino dos elementos que formam a equipa depois de recrutada é uma parte fundamental de qualquer negócio. Porte-se como um verdadeiro líder, procure o crescimento da sua equipa com vista ao fortalecimento da organização.

  • Assuma-se como uma pessoa empática

A empatia é a capacidade de olhar o mundo com o olhar do outro. A forte capacidade empática do “Professor” permitiu-lhe perceber de que forma iria reagir cada pessoa envolvida.

  • Tenha poder de negociação

Um dos maiores talentos do “Professor” é saber negociar e bem. Mantenha-se tranquilo e paciente nas suas negociações. Opte por ter uma linguagem tranquila e educada demonstrando enorme estabilidade emocional.

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