Filipe Nyusi desafia o Banco de Moçambique a dar resposta aos desafios da economia nacional

O Presidente da República, Filipe Nyusi instou ao Banco de Moçambique para continuar a buscar respostas, com vista a responder, de forma eficaz os desafios emergentes da economia nacional.

Filipe Nyusi que falava esta quinta-feira em Nampula momentos depois de inaugurar a nova filial do Banco Central, disse haver necessidade de envidar esforços para controlar e evitar transações electrónicas com recurso ao M-pesa, mkesh, e mola por parte dos terroristas.

“Não devemos permanecer nas zonas de conforto pela aparente estabilidade económica. Torna-se imprescindível avaliar a saúde financeira das instituições, aprofundando os riscos de crédito e de mercado, de liquidez, da taxa de juro, do risco cambial e de riscos operacionais”, disse o Chefe do Estado.

Para Nyusi, um sistema financeiro estável, abrangente e resiliente permite criar condições para promover maior competitividade da economia e impulsionar um crescimento económico inclusivo e sustentável.

Quanto à expansão bancária, o governante indicou que houve uma evolução positiva da cobertura da rede bancária dos distritos, que passou dos 87 distritos (68%) em 2015 para 127 distritos, equivalente a 82% de cobertura em 2021.

Partilhar este artigo