A Câmara Africana de Energia (AEC) lançou, hoje, a Iniciativa de Diálogo sobre Energia Verde para a África, que prevê novas oportunidades para um diálogo aprimorado sobre energia verde e abrindo caminho para um investimento e desenvolvimento acelerado em África.
Segundo o Presidente-executivo da AEC, NJ Ayuk, os últimos três dias de debate na “Semana da Energia Africana” (AEW) foram acesos no qu respeita ao uso de energias verde no continente.
“Tem havido conversas estimulantes [e] o que fazemos é escolher grandes ideias e impulsionar acções”, disse.
E, por seu turno, o ministro dos Hidrocarbonetos do Congo, Bruno Itoua, referiu que a ideia é mostrar ao mundo que “África não é apenas um problema, mas uma das melhores soluções”, avançando que as questões relativas a energia verde serão debatidas ao longo de um ano, findo o qual os intervenientes no processo se vão reunir para apresentar ao progressos.
A Iniciativa Diálogo de Energia Verde, lançada no último dia da, é de crucial importância à medida que as partes interessadas se desdobram para explorar os recursos de energia renováveis em África. Espera que o projecto proporcione ambiente para novas oportunidades de emprego, abordar a pobreza energética, e impulsionar não apenas a transição energética do continente, mas também do mundo. Por outro lado, dentro desse período, a AEC estará a organizar-se para acolher a AEW 2022 Green Energy Summit.
Além disso, Ayuk anunciou uma Comissão de Energia Verde colaborativa – uma plataforma para discussão inclusiva sobre o sector de energia verde do continente – a ser realizada durante AEW 2022.