O governo, através da Administra ANE, garantiu a retoma, este mês do trabalhos de reabilitação de estradas rurais nas províncias da Zambézia e Nampula, suspensos em Abril último devido ao envolvimento dos trabalhadores das empresas responsáveis pelas obras em casos de violação de raparigas.
Segundo o diretor-geral da ANE, Américo Dimande, o levantamento da suspensão ocorreu em finais do mês passado, depois de cumpridas as exigências do Banco Mundial, que financia esta fase I das obras de reabilitação de estradas.
Falando durante os trabalhos de monitoria das condições para a retoma da reabilitação de estradas rurais, Dimande, disse que o Governo tem sensibilizado os empreiteiros e os respectivos trabalhadores para evitarem este tipo de posturas, que para além de serem condenáveis na sociedade violam os valores e princípios do financiador do programa.
O projecto de reabilitação de estradas rurais contempla os distritos de Chinde, Luabo, Morrumbala, Lugela, Maganja da Costa, Mocubela e Pebane, na Zambézia, e Moma, Eráti e Angoche, em Nampula. Trata-se de regiões com grande potencial agro-pesqueiro e a produção não chega aos principais centros de comercialização e consumo devido à falta de estradas em condições.