COP26: PALOPS participam na Cimeira sobre o Clima

Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS) também farão parte da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP26, que abre este domingo em Glasgow, na Escócia.

Ao nível dos chefes dos Estados, Angola, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau serão representados pelos seus respectivos presidentes.

Moçambique participa na cimeira com uma delegação chefiada pelo primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, informou o próprio gabinete do Chefe do Governo. Entre a mesma está o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves, o vice-ministro da Terra e Ambiente, Fernando Bemane De Sousa, representantes de instituições do Governo, sector privado e sociedade civil.

Informações oficiais indicam que o presidente angolano, João Lourenço, fará o seu discurso durante a semana, e manterá uma intensa agenda de contactos junto de cogêneres estrangeiros e outros líderes mundiais.

A COP26, que decorre até 12 de Novembro, reúne presidentes e chefes de governos de todo o mundo, milhares de cientistas, empresários, representantes institucionais e organizações não governamentais para anunciar novos compromissos climáticos e avançar nas negociações sobre as mudanças climáticas, com o principal objectivo de tornar operacionais todos os pontos do Acordo de Paris e da Convenção-Quadro.

Partilhar este artigo