A Google está a organizar uma academia de Inteligência Artificial (IA) para formar jornalistas. Desenvolvida através da Google News Initiative, esta iniciativa conta com o apoio de um grupo de especialistas da London School of Economics and Political Science e aponta a pequenas redacções.
Ao todo, são 20 os profissionais de media que terão oportunidade de explorar as potencialidades da IA relativamente ao jornalismo, sendo que a formação irá decorrer online. O programa é gratuito e terá a duração de seis semanas, com início no próximo mês de Setembro.
Segundo a Google, os docentes desta academia são jornalistas e investigadores líderes da indústria e que trabalham precisamente na intersecção entre jornalismo e IA. Quanto aos formandos escolhidos, serão jornalistas e programadores de pequenas organizações noticiosas da região EMEA – ou seja, Europa, Médio Oriente e África.
No final do programa, os participantes deverão ter uma compreensão prática dos desafios e oportunidades das tecnologias de IA. Para isso, serão confrontados com exemplos de como usar a IA para tornar o trabalho dos jornalistas mais eficiente através da automatização de tarefas repetitivas, por exemplo, como a transcrição de entrevistas ou pesquisa de imagens.
A IA poderá ajudar também a optimizar os processos de redacção através de insights sobre qual o conteúdo que está a produzir maior envolvimento com a audiência.
A ideia é que esta tecnologia possa contribuir para a construção de novos públicos, ao mesmo tempo que garante aos jornalistas mais tempo para se dedicarem a aspectos criativos, por exemplo.
Para já, a academia de formação em IA é um projecto-piloto, mas a Google planeia alargar o programa a outras regiões já no próximo ano.