As empresa de cartões de crédito, Visa e Mastercard anunciaram a suspensão de seus serviços, transacções financeiras com seus cartões, na Rússia, em resposta à invasão militar do país à vizinha Ucrânia.
Segundo uma nota oficial, os pagamentos com cartões Visa emitidos na Rússia não serão aceitos fora do país e os cartões emitidos em outros países não terão validade no território russo. O fim das operações deve estar concluído nos próximos dias.
#BREAKING Visa, Mastercard say they have suspended operations in Russia pic.twitter.com/pls75cXzv7
— AFP News Agency (@AFP) March 5, 2022
“Somos compelidos a agir após a invasão da Ucrânia pela Rússia […] Lamentamos o impacto que isso terá em nossos valiosos colegas e nos clientes, parceiros, comerciantes e titulares de cartões que atendemos na Rússia” disse o Presidente da Visa, Al Kelly.
A Mastercard vai deixar de aceitar cartões da sua rede emitidos pelos bancos russos e os cartões emitidos em outros lugares também não serão aceitos nos estabelecimentos e caixas electrónicos da Rússia, de acordo co infirmações divulgadas este sábado.
“Notando a natureza sem precedentes do actual conflito e o clima de incerteza económica, decidimos suspender os serviços de nossa rede na Rússia”, lê-se no documento da Mastercard, que arrola a dimensão devastadora do conflito.
Os bloqueios acontecem depois de as duas companhias americanas já terem retirado, no início do mês instituições financeiras russas de sua rede, em cumprimento aos embargos financeiros estabelecidos pelo governo dos Estados Unidos.