A União Europeia (UE) anunciou na quinta-feira (18), em Maputo, um financiamento de 5 milhões de euros para o sector das indústrias culturais e criativas em Moçambique.
O valor chega ao País através do projecto “Cultiv’arte”, que visa fortalecer o sector cultural nacional, criando espaços para o desenvolvimento social e económico de fazedores das artes, com destaque para jovens e mulheres.
Falando na cerimónia de lançamento da iniciativa, a ministra da cultura e turismo, Eldevina Materula, disse que este é o maior financiamento que a União Europeia já direccionou ao sector da cultura e que vai ser de extrema importância para a dinamização da indústria cultural e criativa nacional.
“É a materialização da resposta aos anseios do sector da cultura e é uma resposta que tem valido à pena, fruto de diálogo e esforço com parceiros de cooperação que estão a ver e a reconhecer a importância de desenvolvimento do nosso sector”, declarou a governante, citada pelo jornal Domingo.
O projecto, com duração de quatro anos, será implementado em todo o País pelo Governo, através do Ministério da Cultura e Turismo, e pelo Centro Cultural Franco-Moçambicano, Idea Lab e a agência Expertise France.
Deixe uma resposta