A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) decidiu, esta sexta-feira, transferir o jogo da final da Liga dos Campeões Europeus de Futebol, da cidade de São Petersburgo, na Rússia, para Paris, capital da França.
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, convocou uma reunião extraordinária do Comité Executivo para a manhã desta sexta-feira, e lá ficou decidida a alteração do local de realização da final da Liga dos Campeões Europeus.
O jogo da final da UEFA 2021/22 estava marcado para o dia 28 de Maio, no estádio do Zenit de São Petersburgo. Mas, devido a invasão da Ucrânia pela Rússia, a UEFA viu-se na obrigação de transferir a realização do jogo. O estádio que acolheria a final em São Petersburgo tem o nome do gigante da energia Gazprom, um dos principais patrocinadores da UEFA desde 2012. Já na França, o jogo vai ser realizado no Stade de France, nos arredores de Paris.
Esta decisão foi tomada um dias após a UEFA condenar as investidas armadas russas no território ucraniano.
O palco do encontro decisivo da principal competição europeia de clubes é alterado pelo terceiro ano consecutivo, depois de Lisboa e Porto terem acolhido as finais de 2019/20 e 2020/21, devido à pandemia de covid-19, em ambos os casos em detrimento de Istambul, na Turquia.
O organismo que tutela o futebol europeu decidiu também recolocar os jogos que estejam agendados para a Rússia ou a Ucrânia e que envolvam clubes ou selecções. O primeiro afectado será o Spartak Moscovo, na Liga Europa.
The 2021/22 UEFA Men’s Champions League final will move from Saint Petersburg to Stade de France in Saint-Denis.
The game will be played as initially scheduled on Saturday 28 May at 21:00 CET.
Full statement: ⬇️
— UEFA (@UEFA) February 25, 2022