Elon Musk afirmou que o presidente Donald Trump concordou que a Agência dos Estados Unidos (EUA) para o Desenvolvimento Internacional precisa de ser “encerrada”, após dias de especulação sobre o futuro da agência depois de o seu financiamento ter sido congelado e dezenas dos seus funcionários terem sido colocados em licença.
“No que diz respeito às coisas da USAID, falei sobre isso com [o presidente] em pormenor e ele concordou que devíamos encerrá-la”, disse Musk numa conversa no X Spaces durante esta segunda-feira.
Segundo uma publicação da CNN, Musk disse que falou com Trump “algumas vezes” e o presidente confirmou que quer encerrar a agência, que distribui milhares de milhões em ajuda humanitária e financiamento do desenvolvimento anualmente.
No domingo à noite, antes da conversa com o X Spaces, quando questionado sobre a USAID, Trump disse aos jornalistas: “Tem sido dirigida por um bando de lunáticos radicais, e estamos a tirá-los de lá, e depois tomaremos uma decisão” sobre o seu futuro.
Os comentários de Musk surgem depois de dois altos responsáveis pela segurança da USAID terem sido colocados em licença administrativa no sábado à noite por terem recusado aos membros do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) o acesso aos sistemas da agência, mesmo quando o pessoal do DOGE ameaçou chamar as forças da ordem, disseram à CNN várias fontes familiarizadas com a situação.
Cerca de 60 altos funcionários da USAID foram colocados em licença na semana passada, acusados de tentar contornar a ordem executiva de Trump de congelar a ajuda externa durante 90 dias. Outro alto funcionário foi colocado em licença por tentar reverter essa medida, depois de não ter encontrado provas de irregularidades.
Na conversa do X Spaces, que Musk co-apresentou com o senador republicano Joni Ernst do Iowa e Vivek Ramaswamy – que foi inicialmente nomeado co-presidente do DOGE com Musk, mas desde então saiu – o proprietário da rede social X apelidou a USAID de “incrivelmente partidária politicamente” e disse que tem apoiado “causas radicalmente esquerdistas em todo o mundo, incluindo coisas que são antiamericanas”.
Musk disse que a USAID está “para além de qualquer reparação”, entre outros ataques que fez contra a agência criada pelo Congresso como um organismo independente.
Não temos “uma maçã com um verme dentro”, acrescentou. “Temos uma bola de vermes”, para depois dizer que “a USAID é um novelo de vermes”.
A USAID foi criada em 1961 durante a administração do presidente John F. Kennedy e é o braço humanitário do governo dos EUA. Distribui anualmente milhares de milhões de dólares por todo o mundo, num esforço para aliviar a pobreza, tratar doenças e responder a situações de fome e catástrofes naturais. Também promove a construção da democracia e o desenvolvimento através do apoio a organizações não governamentais, meios de comunicação social independentes e iniciativas sociais.
A USAID é um instrumento fundamental de soft power dos EUA para fomentar as relações com as comunidades em todo o mundo, afirmam os funcionários, salientando que a segurança nacional dos EUA é abordada com os pilares dos “três D”: defesa, diplomacia e desenvolvimento, liderados, respectivamente, pelo Departamento de Defesa, Departamento de Estado e USAID.
(Foto DR)
Deixe uma resposta