O Japão presta hoje homenagem ao ex-primeiro-Ministro, Shinzo Abe, assassinado durante um comício, a 08 de Julho deste ano. Abe foi o primeiro-ministro assassinado no Japão em 55 anos, e o funeral foi realizado em meio a oração, deposição de flores e 19 salvas de armas.
A cerimónia começou às 14h00 local com as cinzas de Abe levadas para o salão Nippon Budokan, no centro de Tóquio, pela sua viúva, Akie, à música de uma banda militar e as vozes da saudação da guarda de honra, que ecoaram dentro do salão.
As zonas próximas do local onde decorreu o funeral estiveram lotadas de pessoas enlutadas que procuravam prestar a última homenagem a Abe.
Em poucas horas cerca de 10.000 pessoas já haviam depositado flores, e a media local mostrou uma fila de mais pessoas que no mínimo levariam mais três horas para fazer a sua deposição de flores.
De acordo com a Reuters, o funeral de Estado do considerado o ministro japonês de todos os tempos está a ser realizado pelo partido da oposição e foi orçado em 11,5 milhões de dólares.
Esse alto custo da cerimónia está a ser contestado porque o Japão vive uma crise onde os pobres quase nada têm.
Arredores de Tóquio, alguns manifestantes acenaram com sinais e cantaram “No state funeral” ao som de uma guitarra.
Deixe uma resposta