Actualmente, as redes sociais contam com cerca de 4,9 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, mas a expectativa é que a base de utilizadores destas plataformas aumente 25% até 2028, para mais de 6 mil milhões.
Os dados são avançados pelo Marketeer que cita a consultora Statista. De acordo com o estudo da empresa, o crescimento das redes sociais tem sido notório: desde 2019, mais de 1,3 mil milhões de pessoas criaram, pela primeira vez, conta numa rede social. Isto significa que, no espaço de apenas cinco anos, a base de utilizadores de social media cresceu de 3,5 mil milhões para quase 4,9 mil milhões à escala global, o que traduz um ritmo médio de 350 milhões de novos utilizadores por ano.
De acordo com a Statista, as redes sociais continuarão a disseminar-se, mas o ritmo de crescimento deverá, ainda assim, abrandar.
De acordo com a fonte, até ao final deste ano, cerca de 304 milhões de pessoas deverão juntar-se a pelo menos uma rede social, mas em 2020, por exemplo, este número atingiu 395 milhões de novos utilizadores. Em 2028, este dado deverá cair para 183 milhões de novos utilizadores.
TikTok pode ficar para trás
Apesar de o Facebook e o TikTok liderarem neste momento, e de forma destacada, em número de utilizadores, nenhuma delas deverá assumir o título de rede social com maior ritmo de crescimento (no que ao número de utilizadores diz respeito) nos próximos anos.
Essa honra, prevê a Statista, caberá ao Instagram, que poderá destronar o TikTok como a rede social em crescimento mais acelerado.
Segundo a consultora, o Instagram deverá terminar este ano com cerca de 1,33 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, mais 86 milhões em relação ao ano passado.
Em 2027, este número deverá aumentar para 1,56 mil milhões de utilizadores, o que, a confirmar-se, traduzir-se-á num incremento de 17,2%.
Já o TikTok deverá crescer 17% no mesmo período temporal, atingindo 2,2 mil milhões de utilizadores em 2027, enquanto o Facebook apresentará menor fulgor (14%), mas continuará a ter a maior base de utilizadores (3,1 mil milhões de utilizadores). (Marketeer)
Deixe uma resposta