“Sector bancário moçambicano manteve-se rentável e estável no primeiro semestre” – revela BdM

“Sector bancário moçambicano manteve-se rentável e estável no primeiro semestre” – revela BdM

O sector bancário moçambicano manteve-se rentável e estável, com níveis de capitalização e liquidez adequados, e rentabilidade satisfatória, durante o primeiro semestre de 2024.

A informação consta no boletim de Estabilidade Financeira divulgado ontem pelo Banco de Moçambique (BdM), que assinala que durante o período em análise, o rácio de solvabilidade global fixou-se em 26,33%, cifra acima do mínimo regulamentar de 12% e com capacidade de assegurar a manutenção de reservas de capital adicionais para a cobertura de eventuais choques e desequilíbrios financeiros.

“Os resultados líquidos ascenderam a 16,10 mil milhões de meticais, representando um crescimento de 9,90 % em relação ao período homólogo de 2023. Deste resultado, 10,71 mil milhões de meticais (66,58 %) foram obtidos pelas três instituições de crédito domésticas classificadas como D-SIBs, nomeadamente BCI, BIM e Standard Bank”, refere o boletim.

O documento assinala, igualmente, que a liquidez do sector bancário continuou a apresentar níveis satisfatórios (47,73%), acima do limite regulamentar do rácio de liquidez (25%). Relativamente à qualidade dos activos, o rácio de NPL continua acima do limite máximo internacionalmente recomendado de 5%, tendo-se fixado em 8,30%, apesar da tendência decrescente nos últimos anos.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.