A empresa britânica Savannah Resources, de prospecção e minas quer passar a se concentrar na exploração de lítio em Portugal. Para tal, o grupo anunciou esta segunda-feira o abandono das operações de Mutamba em Moçambique e o consórcio que mantinha com a Rio Tinto.
Em comunicado, a empresa revelou que a decisão foi tomada depois de a empresa concluir a revisão estratégica das suas operações de areias minerais em Moçambique.
“O acordo de consórcio realizado com a Rio Tinto – originalmente anunciado a 11 de Outubro de 2016 – será terminado amigavelmente com efeito imediato” e “a Savannah irá também retirar os seus restantes activos de Moçambique”, lê-se em nota citando o director-executivo da Savannah.
De acordo com a mesma nota, David Archer revelou-se que a Rio Tinto pagou 9,5 milhões de dólares em dinheiro à filial britânica da Savannah por rescisão do acordo de consórcio e da transferência da equipa para a empresa parceira, que passa a assumir integralmente a responsabilidade pelo projecto Mutamba.
O director-executivo da Savannah, David Archer, acrescentou que ao focar-se no desenvolvimento e comercialização do projecto de lítio do Barroso, em Portugal, Mutamba tornou-se secundário para a Savannah e a saída foi acordada com o parceiro, Rio Tinto.