O presidente em exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), João Lourenço, defende a construção de infra-estruturas rodoviárias por forma a desenvolver a mobilidade e as trocas comerciais entre os países da organização.
Falando na última sexta-feira (14), durante o encontro com os membros do Secretariado Executivo, em Gaborone, no Botswana, onde também debateu-se outros projectos, nomeadamente a criação de um visto de turismo regional, João Lourenço referiu igualmente, a necessidade de a SADC explorar ao máximo o grande potencial energético que os países da região dispõem, mobilizando fontes de financiamento para a construção de barragens hidroeléctricas, centrais eólicas e fotovoltaicas.
“O objectivo passa também pela construção de linhas de transporte da energia produzida em alguns países para outros”, acrescentou o presidente em exercício da SADC.
Segundo a RFI, o chefe de Estado angolano referiu que tal só será possível “se todos contribuirmos para a operacionalização do Fundo para o Desenvolvimento Regional da SADC”.
Entretanto, no mesmo dia, o Comité dos Ministros da Justiça e Procuradores-Gerais da organização reuniram-se em videoconferência para analisar vários acordos.
Entre eles, a criação de um UNIVISA de turismo regional, um documento que pode vir a permitir a circulação de turistas internacionais pela região da SADC para aumentar a quota de mercado da região. Em cima da mesa esteve também um projecto de acordo para a criação de um Tribunal da SADC a semelhança da União Europeia.
Deixe uma resposta