Rússia proíbe voos de Portugal e outros 35 países

A Rússia, através da sua Agência de Transporte Aéreo, anunciou, esta segunda-feira, a interdição de voos idos de Portugal e outros 35 países (confira a lista abaixo). Trata-se de uma retaliação à decisão da União Europeia (UE) que proíbe, no seu espaço aéreo, a circulação de aeronaves russas ou operados por cidadãos russos, quer ou não sejam particulares.

“De acordo com o direito internacional, uma restrição aos voos de transportadoras aéreas de 36 países foi introduzida como resposta à proibição dos estados europeus de voos operados por transportadoras aéreas russas e/ou registados na Rússia”, disse a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia.

No entanto, permanece a possibilidade de entrar no espaço aéreo russo, mediante uma licença especial. As viagens só podem acontecer com a autorização da agência federal ou do Ministério das Relações Exteriores russo.

A UE decidiu proibir voos russos no último domingo, 27 de Fevereiro. A medida é uma das sanções que o grupo de países aplicou a Rússia por conta dos ataques a Ucrânia, que iniciaram na última quinta-feira.

Os países com voos proibidos para Rússia:

Áustria; Albânia; Anguila (Território Ultramarino Britânico); Bélgica; Bulgária; Ilhas Virgens Britânicas; Reino Unido; Hungria; Alemanha; Gibraltar; Grécia; Dinamarca + Groenlândia + Ilhas Faroé + Mar Territorial; Camisa; Irlanda; Islândia; Espanha; Itália; Canadá; Chipre; Letónia; Lituánia; Luxemburgo; Malta; Holanda; Noruega; Polónia; Portugal; Roménia; Eslováquia; Eslovénia; Finlândia; França; Croácia; República Tcheca; Suécia; e Estónia.

Partilhar este artigo