A empresa de mineração com sede em Londres, Gemfields, anunciou ontem, quinta-feira (05), que arrecadou 2,3 milhões de dólares num leilão de rubis comerciais.
As pedras vendidas, de 02 a 04 de Setembro corrente (segunda a quarta-feira), foram extraídas no distrito de Montepuez, no norte de Moçambique, pela Montepuez Ruby Mining Limitada (MRM), que detém 75% de propriedade da Gemfields e 25% da Mwiriti Limitada.
O leilão, segundo comunicou a Montepuez Ruby Mining, teve lugar na Tailândia.
Por outro lado, todos os 5,7 milhões de quilates (1,130 quilos) oferecidos em 10 lotes, foram vendidos a 100%, tendo o preço médio de venda fixado em 0,41 dólar por quilate.
As pedras preciosas foram mineradas pela Montepuez Ruby Mining Limitada em Moçambique (“MRM”, que é detida em 75% pela Gemfields e em 25% pela Mwiriti Limitada).
De acordo com a empresa, as receitas deste leilão serão integralmente repatriadas para a MRM em Moçambique, sendo todos os royalties devidos ao Governo da República de Moçambique pagos sobre a totalidade dos preços de venda alcançados no leilão.
Os rubis produzidos na província de Cabo Delgado têm tido maior procura no mercado internacional, sobretudo o asiático. Com sete anos de existência, a Montepuez Ruby Mining já vendeu um total de 13,6 milhões de quilates de pedras preciosas em bruto, que geraram 731,5 milhões de dólares em receitas.
(Foto DR)
Deixe uma resposta