As receitas provenientes da produção industrial em Moçambique atingiram, nos primeiros três meses do ano em curso, 31,1 mil milhões de meticais (o equivalente a cerca de 486,5 milhões de dólares), contra os 31,8 mil milhões registados em igual período do ano passado.
Os dados consta no balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (BdPESOE), referente ao primeiro trimestre de 2024, divulgado pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF) e a que o MZNews teve acesso, salientando que este valor corresponde a um decréscimo de 2,2%, e a uma execução de 21,6% do planificado, numa amostra composta por 337 empresas.
Segundo o documento do MEF, apesar de ter-se observado esta queda, houve divisões que tiveram um desempenho positivo, destacando-se a metalurgia de base com 35,4%, alimentar com 22,5%, bebidas com 18,5%, minerais não metálicos em 10,1% e químico com 3,3%.
“As divisões com evolução positiva registaram no período em análise, uma produção no valor de 11,9 mil milhões de meticais, contra os 11,6 mil milhões do período homólogo, correspondente a um crescimento de 2,4% e a um peso na produção global de 38%”, revela o documento.
Entretanto, no que se refere a contribuição da produção industrial por região, o destaque vai para a província de Maputo que mais contribuiu, em termos de peso com 56,8%, seguido das províncias de Nampula com 23,1% e Sofala com 10,1%, cabendo às restantes oito províncias um peso de 10%.
Deixe uma resposta