A ‘Super limusine’ de 30 metros de comprimento bate o seu próprio Recorde Mundial do Guinness de 1986 depois de ter sido restaurado pelo seu proprietário.
A primeira versão da limusine apelidada de “The American Dream” surgiu em Burbank, Califórnia, em 1986, construída pelo famoso personalizador de automóveis Jay Ohrberg. Originalmente, media 18,28 metros e de comprimento e tinha um par de motores V8 à frente e atrás.
Mais tarde, Ohrberg ampliou a limusine para 30,5 metros, muito antes de ser esquecida nas traseiras de um armazém de Nova Jersey durante anos e cair num estado de degradação.
Acabou por ser listada no eBay, onde mudou de mãos duas vezes, mas acabou por ser comprada pelo seu actual proprietário Michael Dezer por uma quantia não revelada.
Em seguida, recrutou o seu proprietário interino Michael Manning para ajudar a restaurá-lo e, a 1 de Março deste ano, a limusina foi oficialmente reconhecida por ter quebrado o seu próprio recorde mundial do Guinness por uma pequena fracção, tendo sido aumentada em alguns centímetros.
Vem com características próprias de um rei, incluindo jacuzzi, campo de minigolfe, heliporto e até uma piscina com prancha de mergulho.
Não só isso, a limusina pode ser conduzida de ambas as extremidades, cabem mais de 75 pessoas e tem 26 rodas.
Para colocar o seu imenso tamanho em perspectiva, a maioria dos carros mede entre 3,6 e 4,2 metros.
O projecto, que custou mais de 250.000 dólares em transporte marítimo, materiais e mão-de-obra, levou três anos a ser concluído.
“Tivemos de obter algumas peças porque ficaram destruídas”, disse Manning
The American Dream foi originalmente lançado à fama em 1986, quando foi reconhecido pela primeira vez pelos recordes mundiais do Guinness como o carro mais comprido do mundo.
Como um dos veículos mais singulares a circular, a longa limusine foi frequentemente alugada para aparições cinematográficas e foi apresentada em vários filmes.
Mas depois de o mundo ter perdido o interesse, o lendário carro ficou sem ser amado durante anos e começou a enferrujar até que partes dele se tornassem inutilizáveis.
O carro foi originalmente construído em duas secções e unido no meio por uma dobradiça para fazer curvas apertadas.
Além das suas características imponentes, está também equipado com várias televisões, um frigorífico e um telefone.
O heliporto é estruturalmente montado no veículo com suportes de aço por baixo e pode suportar até um peso de uma tonelada”, disse Manning, proprietário do Autoseum, um museu de ensino técnico no condado de Nassau, Nova Iorque.
Após a sua tão esperada restauração, o Sonho Americano está finalmente a estrear a sua nova pintura e um novo e luminoso conjunto de rodas.
‘Não se poderá colocá-lo na estrada para circular porque é demasiado comprido’, disse Manning.
‘Foi construído para ser colocado em exposição’.
O carro está agora em exposição no Museu Automóvel Dezerland Park Orlando, em Orlando, Florida.