Porto de Nacala bate recorde de carga em 2023 ao manusear 3,1 milhões de toneladas

O volume de carga manuseada no Porto de Nacala, o “coração” da província de Nampula, no norte do País, atingiu um número recorde em 2023, após a reabilitação e modernização das infra-estruturas.

Citado pela RFI, o director do porto de Nacala, Naimo Iduna, afirmou que o porto de Nacala atraiu novos operadores regionais que procuram alternativas face à pressão sobre os portos da vizinha África do Sul.

“Em 2023, manuseamos 3,1 milhões de toneladas, que é o recorde já manuseado no Porto de Nacala. Este valor é global para três terminais. Em 2022, o volume de carga manuseada foi de 2,7 milhões (…) Este valor global representa 103% daquilo que foi o plano do ano 2023 e cerca de 12,5% acima do que nós realizamos no ano de 2022”, começou por referir.

O responsável acrescentou que depois das mudanças feitas na infra-estrutura, o porto passou a ter capacidade de manusear 10 milhões de toneladas de carga por ano.

A reabilitação da infra-estrutura, inaugurada em Outubro pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, custou mais de 250 milhões de euros, um financiamento da Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA).

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.