Porto da Beira atingiu recorde histórico de 442 mil TEU de manuseamento de carga

Porto da Beira atingiu recorde histórico de 442 mil TEU de manuseamento de carga

O terminal de carga geral do Porto da Beira, na província de Sofala, centro de Moçambique, alcançou um marco histórico, em Julho último, ao alcançar um recorde mensal de 442 mil toneladas manuseadas (TEU), contra as 199 mil registados em igual período do ano passado, representando um crescimento de 122%.

A informação foi avançada pelo director de operações da Cornelder Moçambique, Miguel de Jenda, concessionária do Porto da Beira, tendo realçado que contribuíram para este aumento, o crescimento na importação de volumes de clínquer e milho no que tange à carga nacional, bem como o acréscimo significativo na importação de trigo, equipamentos e enxofre para os países da região.

Citado pelo jornal Notícias, Miguel de Jenda, assinalou que em termos de exportações, registou-se uma diversificação geográfica, com representações de três países, incluindo a exportação de eucalipto local e o manganês da Zâmbia. “O Zimbabué mantém a liderança no mercado de exportação através do Porto da Beira”, acrescentou a fonte.

Contudo, o gestor avançou que em termos globais, o Terminal de Carga Geral registou um aumento de carga em 24% nos primeiros sete meses do ano, comparativamente a igual período de 2023.

“O Terminal de Contentores, por seu turno, registou nos primeiros sete meses do ano, um crescimento robusto de 40%, ao manusear 226 mil contentores, contra os 160 mil em igual período de 2023”, referiu, acrescentando que o Zimbabué continua a impulsionar as exportações pelo Porto da Beira, principalmente com crómio, lítio, petalite e tabaco.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.