Platini e Blatter criticam FIFA durante o julgamento

Platini e Blatter criticam FIFA durante o julgamento

O segundo dia do julgamento de Joseph Blatter, de 86 anos, e Michel Platini (66), na manhã desta quinta-feira, no Tribunal de Bellinzona, na Suíça, os antigos dirigentes visara a FIFA e Ginanni Infantino, sem, no entanto, terem pronunciado o nome do actual presidente do referido organismo.

Questionado sobre o pagamento ilícito de cerca de 1,8 milhões de euros por parte da FIFA a Platini, então dirigente máximo da UEFA, que terá recebido a quantia em 2011, alegadamente, pelos serviços prestados como conselheiro de Blatter entre 1998 e 2002, Blatter disse, segundo declarações reproduzidas pelo L´Équipe: «Não responderei às perguntas da FIFA porque, desde Março de 2016, o presidente da FIFA [Gianni Infantino].»

Platini respondeu pela mesma bitola: «Não responderei a uma casa [FIFA] cujo presidente é acusado.» Referindo-se ao processo criminal aberto em Julho de 2020 contra Infantino na Confederação Europeia.

Em relação ao valor que pagou a Platini, o suíço, de 86 anos, contou: «Quando fui eleito presidente da FIFA tivemos um péssimo histórico. Mas pensei que um homem que esteve no futebol poderia ajudar-nos, à FIFA e a mim. Michel Platini disse-me: ‘valho um milhão’, e eu disse: ‘Então você vai ficar nesta por um milhão.’

Com visíveis fragilidades físicas, Blatter desabafou: «Já fui punido ao longo de sete anos [o início do processo data do final de setembro de 2015] é uma eternidade. Só preciso de uma mão para contar os meus amigos…. Estou feliz por estar aqui e que isto possa acabar.»

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.