A Pernod Ricard Moçambique, líder mundial das espirituosas e vinhos, juntou-se à Cooperativa Ambiental Repensar para promover o fabrico do bloco na base dos resíduos de vidro. Para o efeito, os colaboradores da Pernod Ricard estiveram, na passada quinta-feira (20), a recolher resíduos de vidro na praia de Macaneta, no distrito de Marracuene, província de Maputo.
Inserida no âmbito do Responsab’All Day, iniciativa de responsabilidade social do grupo, os resíduos recolhidos serviram de matéria-prima para o fabrico do bloco de vidro. A par da recolha de resíduos de vidro foram também recolhidos outros resíduos sólidos, contribuindo para a limpeza da praia.
Segundo o director-geral da Pernod Ricard Moçambique, Francisco Júnior, o objectivo desta acção visa reduzir a quantidade de garrafas no ambiente através do suporte da economia circular. “Estamos cientes que o tratamento de resíduos é um desafio para Moçambique e nós, como Pernod Ricard Moçambique, não poderíamos estar alheios face a esta questão. Os resultados desta acção são muito positivos, como também acontece no programa de recolha de garrafas em estabelecimentos na cidade de Maputo para posterior transformação em material diverso comercializável criando deste modo uma cadeia de valor”, destacou o gestor.
Por sua vez, a coordenadora da Cooperativa Ambiental Repensar, Júlia Pires Serão, partilhou: “temos envolvido consideravelmente a comunidade nas nossas acções porque a comunidade é a principal afectada, e grande parte dos resíduos que encontramos não são da Macaneta, vêm através da acção da natureza e humana, pelo que, a maneira que nós adoptamos foi consciencializar a comunidade a participar das nossas actividades ao mesmo tempo que contamos com apoio de parceiros como a Pernod Ricard Moçambique que contribuem significativamente para o desenvolvimento das nossas acções.
No final da actividade a Pernod Ricard Moçambique doou um cheque à Cooperativa Ambiental Repensar, que vai servir para massificar as actividades até então desenvolvidas através da reciclagem e protecção do meio ambiente.
Deixe uma resposta