Parceiros harmonizam cadeia de valor do milho em Gaza

A província de Gaza vai acolher, esta sexta-feira, um seminário de socialização e harmonização do estudo sobre o ecossistema da cadeia de valor do milho em Moçambique.

O encontro, organizado pelo Instituto de Cereais de Moçambique (ICM), em parceria com a International Growth Center (IGC), vai decorrer sob o lema “Fortalecer as Parcerias e Sinergias com os Actores da Cadeia de Comercialização Agrícola, Rumo à Dinamização da Produção”.

A reunião acontece em cumprimento das atribuições do ICM relativo à promoção do fomento, estruturação, dinamização e modernização da cadeia de valor da comercialização agrícola de cereais, leguminosas e oleaginosas com impacto no desenvolvimento da agro-indústria e no balanceamento da importação e exportação com a produção e o consumo nacional.

Segundo uma nota do ICM, as duas instituições realizaram um estudo consubstanciado na cadeia de valor do milho, com enfoque para a componente de comercialização, com vista a contribuir no desenvolvimento de políticas adequadas para estimular o crescimento do comércio externo e interno de produtos agrícolas.

No evento, serão aflorados assuntos prementes, com destaque para o programa de produção de sementes de milho, constituição de comités de gestão de preços indicativos de referência, ligações de mercado no âmbito do programa Sustenta e reflexão sobre o milho para a indústria avícola.

Será igualmente feita uma reflexão sobre o milho para a indústria cervejeira, percepções sobre a produção, produtividade e competitividade do cereal e ainda sobre o estudo do ecossistema da cadeia de valor do milho.

A reunião contará com a participação dos membros do Conselho Consultivo do ICM, representantes de entidades públicas e privadas, intervenientes na cadeia de valor da comercialização agrícola e agro-processamento, parceiros de cooperação e desenvolvimento, académicos e representantes da sociedade civil com interesse na dinamização da cadeia de valor da comercialização agrícola e segurança alimentar.

Partilhar este artigo