Papa Francisco poderá vir a renunciar ao pontificado por razões de saúde

Papa Francisco poderá vir a renunciar ao pontificado por razões de saúde

O cardeal Gianfranco Ravasi, antigo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e um dos mais importantes cardeais italianos, admite que o Papa Francisco poderá vir a renunciar ao pontificado por razões de saúde, embora acredite que o pontífice argentino pretende manter-se em funções, pelo menos, até ao final do Jubileu de 2025.

Numa entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, e citado pelo jornal português Observador, o cardeal — que liderou a estrutura do Vaticano para a Cultura até 2022, quando foi substituído pelo português José Tolentino Mendonça — alerta também para a “forte corrente anti-Bergoglio” dentro da Igreja Católica, especialmente na esfera digital norte-americana, que promove rumores falsos sobre o Papa.

Questionado directamente sobre se acredita que Francisco se pode demitir por razões de saúde, Ravasi foi taxativo: “Eu penso que sim. Se ele tiver graves dificuldades em desempenhar o seu serviço, fará a sua escolha. Será ele a decidir, obviamente. Talvez peça conselhos, mas a palavra final vai ser ele a avaliar, em consciência.”

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.