O mundo continua em alerta. Futuras pandemias podem ser mais contagiosas e mais letais

A cientista da Universidade de Oxford, uma das criadoras da vacina da Oxford/AstraZeneca considera que as futuras pandemias podem ser mais letais do que a actual crise de covid-19 e que serão necessários mais recursos.

Falando esta segunda-feira, Sarah Gilbert disse que esta não será a última vez que um vírus ameaçará nossas vidas e meios de subsistência.

“A verdade é que a próxima [pandemia] será pior, pode ser mais contagiosa ou mais letal, ou ambas as coisas”, alertou a cientista.

Para a pesquisadora, o conhecimento adquirido na actual crise do covid-19 deve ser usado para a preparação de uma eventual futura crise.

Entretanto, em relação à variante Ómicron, Sarah Gilbert destacou que, devido às suas mutações, o vírus parece transmitir-se mais facilmente e admitiu ser possível que as vacinas sejam menos eficazes na prevenção da infecção, mas persistiu que tal não significa que sejam menos eficazes a reduzir doenças graves ou morte.

“Até que saibamos mais, devemos ser cautelosos e tomar medidas para desacelerar a disseminação dessa nova variante”, concluiu Sarah Gilbert.

Partilhar este artigo