Multinacional norte-americana Tupperware declara falência devido à queda nas vendas

Multinacional norte-americana Tupperware declara falência devido à queda nas vendas

A multinacional norte-americana Tupperware iniciou o processo de declaração de falência, arrastada pela queda nas vendas, e vai procurar a aprovação do tribunal para continuar a operar e facilitar um processo de venda para proteger a marca.

O pedido de falência no Tribunal de Falências de Delaware surge após meses de procedimentos.

A Tupperware Brands, conhecida mundialmente pelos seus recipientes de plástico para guardar alimentos, iniciou voluntariamente o processo do Capítulo 11 no Tribunal de Falências de Delaware, o que fez cair as acções em mais de 50% na Bolsa de Nova Iorque e levou à posterior suspensão.

Tal como salientou a directora-geral da empresa, Laurie Ann Goldman, aos meios de comunicação social norte-americanos, a situação financeira da empresa foi gravemente afectada nos últimos anos por um ambiente macroeconómico difícil.

O aumento da concorrência e a diminuição da procura dos seus produtos enfraqueceram a actividade da empresa nos últimos anos, que se debatia com problemas de liquidez.

A Tupperware foi fundada em Massachusetts em 1946 pelo químico Earl Tupper, que concebeu os icónicos recipientes de plástico herméticos para ajudar as famílias a conservar os alimentos durante o período pós-guerra.

A marca icónica também ficou conhecida pelas suas vendas porta-a-porta, identificadas como “festas Tupperware”.

Uma publicação da Bloomberg refere que a empresa já tinha adiado as suas contas anuais de 2023 em Março deste ano e, em Junho, anunciou planos para encerrar a sua única fábrica nos EUA e despedir quase 150 empregados.

Desde 2020, a empresa de utensílios de cozinha, que liderou o negócio de armazenamento de alimentos durante décadas, tem vindo a enfrentar problemas que põem em dúvida as suas hipóteses de sobrevivência.

No ano passado, a Tupperware, cujas acções caíram quase 75% até agora este ano, procedeu a uma reorganização da sua equipa de gestão e nomeou Laurie Ann Goldman como CEO (presidente executiva) para substituir Miguel Fernandez.

De acordo com os meios de comunicação social, a Tupperware tem um activo de entre 500 milhões de dólares e mil milhões de dólares e um passivo entre mil milhões e 10 mil milhões de dólares. Tem também mais de 700 milhões de dólares em empréstimos.

Agora, a empresa procurará obter a aprovação do tribunal para facilitar um processo de venda da empresa e continuar a funcionar durante o processo de falência.

Uma década depois de ter iniciado a sua actividade nos Estados Unidos, a Tupperware expandiu-se para a Europa e, em meados dos anos 60, estava presente em seis países europeus, tendo depois dado o salto para os mercados da América Latina e da Ásia.

 

(Foto DR)

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