O sector do turismo em Moçambique manteve um ritmo de crescimento, apesar das perturbações político-sociais registadas no último trimestre de 2024, tendo registado a inauguração de 208 novos empreendimentos ao longo do ano passado.
Segundo uma publicação da revista “Volta ao Mundo” que cita dados do Governo, entre os estabelecimentos inaugurados, destacam-se 68 unidades de alojamento, 108 espaços de restauração e bebidas e 32 agências de viagens, com incidência nas principais cidades e províncias turísticas do País. O levantamento do Governo indica ainda a entrada de 1231 profissionais para áreas operacionais ligadas ao sector.
Com o objectivo de fomentar o surgimento de micro, pequenas e médias empresas no ramo do turismo, o Estado financiou seis projectos com um valor total de 5,5 milhões de meticais. As iniciativas abrangem as províncias da Zambézia, Tete e Gaza, bem como a cidade de Maputo.
O crescimento registado contrasta com os prejuízos estimados em cerca de 500 milhões de meticais provocados pelo cancelamento de reservas durante a época festiva, entre o Natal e a passagem de ano.
De acordo com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), os protestos pós-eleitorais verificados nesse período afectaram directamente o desempenho do sector, considerado um dos mais relevantes no contexto da época alta.
(Foto DR)
Deixe uma resposta