Moçambique quer partilhar experiência da Namíbia na indústria extractiva

Moçambique quer partilhar experiência da Namíbia na indústria extractiva

Moçambique vai trabalhar junto às autoridades namibianas para a troca de experiências no concernente a legislação no sector da indústria extractiva, incluindo na construção de infra-estruturas e vias de acesso, agricultura entre outros.

O facto foi avançado pelo estadista moçambicano, Daniel Chapo, em conferência de imprensa havida na última sexta-feira (21), na capital namibiana, Windhoek, onde participou na investidura da Presidente da Namíbia, Ndemupelila Netumbo Nandi-Ndaitwah e nas celebrações do 35.º aniversário da independência namibiana.

Chapo apontou igualmente a troca de experiência na construção de habitações padronizadas, que incluem hotéis, condomínios e formas mais eficazes de captar o investimento privado.

“Na construção de infra-estruturas, sobretudo infra-estruturas relacionadas com as vias de acesso, a Namíbia tem uma experiência muito grande. A Namíbia também tem uma experiência na construção de habitação, e também em investimento privado, sobretudo no que toca à construção de hotéis e condomínios”, disse o Presidente da República.

Citado pela AIM, o estadista moçambicano acredita que os sectores de infra-estruturas, habitação, vias de acesso, bem como do turismo, são mais eficazes para alavancar o desenvolvimento do País, sem ignorar a agricultura que emprega a maioria da população moçambicana.

“Portanto, são as principais áreas de concentração em Moçambique a questão de infra-estruturas, da agricultura, do turismo, dos recursos minerais, a industrialização também, Namíbia tem uma experiência muito grande, achamos que como Moçambique tem muito que aprender. Mas também sentimos que eles (Namíbia) têm muito que aprender com Moçambique”, afirmou o governante, reiterando que Moçambique precisa de um ambiente de paz e segurança para garantir o desenvolvimento que o País almeja.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.