Moçambique exportou um milhão de toneladas de feijões e ervilhas para Índia em 2023

Moçambique exportou um milhão de toneladas de feijões e ervilhas para Índia em 2023

As exportações de feijões e ervilhas de Moçambique para a Índia atingiram, no ano passado, um milhão de toneladas. Os dados foram avançados pelo Ministério da Indústria e Comércio (MIC), assinalando o mercado indiano como o maior destino de produtos nacionais, para onde também crescem as exportações de soja, castanha de caju e copra.

Numa publicação do jornal Domingo, o director nacional do Comércio Externo no Ministério da Indústria e Comércio, Claire Zimba, revelou que além do carvão mineral, nos últimos anos, têm-se registado uma tendência crescente de exportação de oleaginosas no país.

Segundo Claire Zimba, no que se refere aos feijões, no ano passado, a Índia recebeu cerca de um milhão de toneladas, facto considerado um bom indicador, pois no mesmo período de 2023 as exportações estiveram nos cerca de 270 mil toneladas.

“No caso dos feijões e ervilhas, consideramos que são o nosso mecanismo preferencial de acesso ao mercado indiano, que é o quarto maior importador dos nossos produtos”, enfatizou Zimba.

O Governante sublinhou, igualmente, que o país pode fazer a exportação pelo tempo que puder desde que haja uma articulação da Bolsa de Mercadorias. “Ficamos encorajados porque a nossa relação com a Índia não é meramente comercial. Ela está assente em cómodos culturais e tradicionais. Mas julgamos que deve haver uma maior adição de valor”, acrescentou.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.