Max Tonela considera “fundamental” financiamento para retoma do projecto da TotalEnergies

Max Tonela considera “fundamental” financiamento para retoma do projecto da TotalEnergies

O ministro da Economia e Finanças considera ser fundamental a reafirmação do compromisso de financiamento para que a TotalEnergies retome o seu projecto de produção de gás na bacia do Rovuma, norte do país, ainda este ano.

Max Tonela falava num encontro com agências de financiamento envolvidas no apoio ao projeto da TotalEnergies na bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

“As agências de crédito às exportações são instrumentais neste processo, porque devem assegurar a aprovação a tempo, para que o projecto recomece”, afirmou Max Tonela, para depois acrescentar que “a TotalEnergies está a empreender diligências para retomar o seu projecto antes do fim deste ano”.

Citado pela Lusa, o governante sustentou que o projecto é um marco na história de Moçambique, de África e do mundo, porque “vai contribuir [para] a segurança energética justa durante um período sem precedentes de crise global”.

Recorde-se que, a TotalEnergies suspendeu o seu projecto em Cabo Delgado na sequência de um ataque armado perto das instalações do empreendimento, em Março de 2021, no contexto da violência armada que tem sido protagonizada por insurgentes na província.

Por seu turno, o presidente da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, anunciou recentemente que a empresa contava relançar o projecto antes do final do ano.

A província de Cabo Delgado enfrenta há seis anos a insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.