“Te amo mecanicamente” é o título do livro de estreia de Marco Lole de Andrade, cuja segunda edição, sob a chancela do Clube do Livro da Beira, terá uma sessão de apresentação no dia 27 de Junho, no Centro Cultural Português da Beira.
A apresentação estará a cargo de Alberto Zimata Mapime, com comentários de Diodino Fonseca, que prefacia o livro.
Trata-se de uma colecção de poemas em que o autor entrelaça versos e experiências, criando um intricado sistema poético e revelando os acoplamentos emocionais, as correias que conectam os sentimentos e os eixos que movimentam as relações humanas.
A obra apresenta uma construção do saber, da descoberta às realidades no espaço e tempo, reflexões e acções. Ela foi concebida e estruturada para ser não só uma sugestão de leitura obrigatória para os apaixonados pela literatura nacional mas também um instrumento de apoio no processo de ensino-aprendizagem e construção da memória colectiva, cultural e identitária do Homem.
Marco Lole de Andrade, de nome completo Marco João Lole de Andrade, nasceu a 01 de Janeiro de 1995 na cidade da Beira. Formado em Mecânica Geral pelo Instituto Industrial e Comercial da Beira, foi formador de cursos profissionais pela ESSOR em parceria com o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), a extinta INEFP – Sofala.
Participou nos concursos FESTBEIRA, edição de 2017, e Show dos Bairros, edição de 2018, na categoria de declamação de poesia, tendo conquistado uma das melhores posições. Participou das antologias de poemas e crónicas “Mwathu Muno: Beira, nossa terra” (2023) e “Gritamos por Cabo Delgado” (2023), entre outras participações.
Deixe uma resposta