O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse na sexta-feira que deseja visitar em breve Angola, Moçambique e África do Sul, de forma a “reatar a forte relação do Brasil com o continente africano”.
“Estou a organizar agora, certamente, uma viagem para três países africanos: quero ir a Angola, África do Sul e Moçambique, numa demonstração de que o Brasil vai a reatar a sua forte relação com o continente africano”, disse Lula da Silva citado Pelo Jornal Económico.
De acordo com Lula da Silva, o Brasil tem uma “dívida que não pode ser paga em dinheiro” com África, pelo que tentará ajudar o continente através de transferência de ciência e tecnologia.
O Presidente do Brasil disse ainda a imprensa que o entrevistava que o Brasil “deve muito da sua cultura ao continente africano”.
“É uma dívida que não pode ser paga em dinheiro. Tem de ser paga em troca de ciência e tecnologia, em ajuda que o Brasil pode dar do ponto de vista do desenvolvimento em várias áreas. Vamos fazer isso porque é uma obrigação histórica e humanitária do Brasil, manter uma belíssima relação com o continente africano”, acrescentou.
refira-se que as relações entre Brasília e África mudaram durante o Governo de Jair Bolsoanro, que se tornou o primeiro Presidente brasileiro a não visitar um país africano, segundo a imprensa do Brasil.
Lula tem pelo menos mais quatro viagens internacionais previstas para este ano. Em Março, deverá ir à China, e em Abril, a Portugal.
O Presidente também deve ir à cimeira G20 em Setembro, na Índia, e à Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, também em Setembro.
Deixe uma resposta