HCB reconhecida como maior contribuinte fiscal em 2024

HCB reconhecida como maior contribuinte fiscal em 2024

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi condecorada nesta segunda-feira (24) pela Autoridade Tributária de Moçambique, como a primeira classificada nas categorias de “Imposto sobre o Rendimento” e “Contribuição Global”.

O reconhecimento destaca os pagamentos recordes da empresa ao erário público, reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento nacional.

Nos últimos três anos (2022 a 2024), a HCB destinou mais de 23,17 mil milhões de meticais em impostos, incluindo IVA, IRPS e IRPC, além de 9,69 mil milhões de meticais em taxas de concessão pela exploração da barragem. Esses valores representam 37% do total de contribuições da empresa nos últimos 17 anos, consolidando-a como um pilar financeiro para o Estado.

Em reacção a esta distinção, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da HCB, Tomás Matola, destacou o compromisso da empresa com o desenvolvimento do País. “Nossa gestão prudente garante o pagamento pontual de impostos, taxas e dividendos. Isso reflecte nosso compromisso com Moçambique e seu desenvolvimento”, vincou Tomás Matola, citado pelo jornal Dossiers & Factos.

O prémio ressalta ainda o impacto económico da HCB após a reversão do empreendimento para o controlo moçambicano, em 2007, marcando uma fase de consolidação e transformação na economia nacional.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.