Governo fixa preço mínimo do algodão caroço para a presente campanha de comercialização

O Governo moçambicano fixou, em Conselho de Ministros, o preço mínimo de compra do algodão caroço ao produtor, a taxa para o descaroçamento e o subsídio ao preço do algodão caroço, que passam a vigorar durante a campanha agrária 2023-2024.

Segundo a porta-voz da da 17.ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, Ludovina Bernardo, o algodão caroço de primeira qualidade passa a custar 25 meticais o quilo e de segunda qualidade passa a custar 17,50 meticais enquanto que o descaroçamento do algodão caroço será sete meticais o quilo.

Adicionalmente, o Executivo aprovou na mesma ocasião, o subsídio ao preço mínimo de compra ao produtor do algodão caroço. Neste sentido, o algodão caroço de primeira qualidade subiu cinco meticais por quilo, passando do preço mínimo de 25 meticais por quilograma, para 30 meticais por quilograma.

Já o algodão caroço da segunda qualidade subiu 4,50 meticais por quilo, passando o preço mínimo de 17,50 meticais para 22 meticais.

Na mesma sessão, o Executivo aprovou a revisão do regulamento de reembolso do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Com a alteração, de acordo com Ludovina Bernardo, que igualmente é vice-ministra da Indústria e Comércio, “o Governo vai limitar a abrangência do regime especial de regularização do IVA de forma a maximizar o controlo das operações realizadas pelos operadores dos sectores mineiro e petrolífero, bem como a maximização da receita na rubrica do IVA decorrente daquelas operações”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.