Governo atribui mil hectares para projecto agro-pecuário em Gaza

Cerca de mil hectares de terras serão atribuídos à empresa Rei do Gado, para a implementação do projecto “Ai Nphuneni Chókwé”, num investimento estimado em cerca de 18 milhões de meticais.

O porta-voz do Conselho Executivo Provincial de Gaza, Almeida Guilume, que falava no final da II Sessão Ordinária deste órgão, disse tratar-se de um projecto agrícola que vai criar postos de emprego para cerca de 196 pessoas, estimando-se que perto de 56% seja mão-de-obra local.

A escolha de Chókwé para a sua implementação resulta do facto deste distrito oferecer terras aráveis, com qualidade de água, e um clima ideal para a prática agro-pecuária sustentável, como explicou o proponente (Rei do Gado) na última sessão do Conselho Executivo Provincial.

Guilume referiu que o projecto, que se pretende que seja de 10 anos, vai ter o seu início, em princípio, no segundo semestre do presente ano, acreditando-se que o mesmo venha a ter um impacto socioeconómico significante.

O porta-voz disse ainda que, no âmbito da responsabilidade social, está em curso a construção de uma escola com quatro salas de aula e uma casa de espera para mulheres grávidas, para além de se projectar a melhoria das vias de acesso.

Segundo Guilume, há um conjunto de acções planificadas com diferentes actores da sociedade, como é o caso da abertura de vala de drenagem e a criação de pequenas empresas sustentáveis para ajudar no rendimento das populações.

Partilhar este artigo