Empresários chineses pretendem instalar junto a doca de Chongoene em Gaza, um centro de transformação e exportação de gergelim para a província de Ubei, na República popular da China.
A pretensão, foi manifestada na última quinta-feira, em Xai -Xai, por uma delegação de empresários Chineses que se encontra em Gaza, no âmbito da visita da vice-governadora da província de Ubei.
Numa primeira fase, os chineses, segundo a Rádio Moçambique, pretendem apoiar a província de Gaza, através de fornecimento da semente qualificada e transferência de tecnologia de produção de gergelim, uma cultura considerada de alto rendimento comercial.
Os investidores, comprometem se também e absorver toda a produção de gergelim, dai que pediram ao governo provincial de Gaza, para a massificação da Produção desta cultura junto aos produtores.
Reagindo a esta pretensão, a governadora de Gaza, garantiu aos empresários chineses que o Executivo já está a trabalhar na massificação do cultivo de gergelim em todos os distritos da Província Principalmente da zona Norte.
Margarida Mapandzene Chongo, disse que só neste ano, o sector de agricultura esta preparar mais de trezentos hectares para a produção de gergelim que poderá ganhar outra dinâmica com a garantia do mercado chinês.
Actualmente, a província de Gaza, coopera com a de Ubei, através de transferência de tecnologia de produção e processamento de arroz.
Deixe uma resposta