A fronteira de Ressano Garcia, na província de Maputo, está a registar desde esta quinta-feira (02), o pico do movimento migratório no âmbito do retorno, depois da quadra festiva.
Para responder ao intenso movimento, foi reactivado o posto de atendimento do Quilómetro 4, em Ressano Garcia, onde estão posicionadas equipas moçambicanas e sul-africanas.
Segundo uma publicação da Rádio Moçambique, entre os viajantes, estão mais quatro mil mineiros dos 12 mil, que eram esperados em Moçambique, sendo que 50% retornaram para o trabalho, logo depois da festa de Natal.
O delegado do Ministério do Trabalho na África do sul, Boaventura Manhique, explicou que o sector adoptou estratégias para um atendimento especializado aos mineiros de modo a facilitar o seu regresso.
“Temos em Ressano Garcia um balcão do mineiro, onde ele tem um tratamento diferenciado do restante público que usa a fronteira”, disse Boaventura Manhique.
Entretanto, a fonte apelou aos trabalhadores das minas da África do sul que ainda não retornaram para adoptarem uma condução defensiva, de modo a evitar acidentes de viação.
(Foto DR)
Deixe uma resposta