Filipe Nyusi quer jovens a apostar na agricultura

O Presidente da República pediu nesta segunda-feira, 08, aos jovens para apostarem na produção agrícola como parte da solução face ao desemprego. Filipe Nyusi também considerou que o elevado custo de vida não se combate com adopção de medidas administrativas como a redução do IVA.

O chefe do Estado moçambicano chamou a atenção dos jovens para olharem para a terra como factor de empregabilidade.

“Os jovens devem olhar para as zonas rurais como áreas de largo potencial para a solução dos seus problemas, como é o caso do desemprego. Devem olhar para o campo como plataforma natural e mais sustentável para o crescimento do país. Não tenham medo da agricultura”, declarou Filipe Nyusi, numa conferência destinada aos jovens, em Maputo.

O chefe de Estado defendeu, ainda, que a crise económica não pode ser combatida apenas com medidas administrativas.

“O custo de vida, que presentemente está agravado pela crise de combustíveis e esses produtos alimentares com destaque para cereais, não pode ser resolvido só através de medidas administrativas e fiscais. Tem que tirar IVA”, afirmou.

Filipe Nyusi anunciou ainda, esta terça-feira, um pacote de medidas para mitigar o elevado custo de vida no país.

Das medidas anunciadas, destaque vai para a redução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), de 17 para 16% e isenção para importação de factores ligados à agricultura e energia.

Ainda no que diz respeito à tributação, o governo decidiu congelar parte substancial das receitas que costuma arrecadas das empresas, reduzindo de 32% para 10% o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas para os sectores de agricultura, aquacultura e transportes urbanos.

Por outro lado, Nyusi olhou para a exploração de recursos naturais e decidiu que 10% das receitas seja canalizado às províncias onde os mesmos são extraídos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.