As Forças Armadas de Moçambique (FADM) confirmaram o atropelamento de uma jovem de 26 anos, na manhã de ontem, na Cidade de Maputo, por um dos seus carros blindados.
Em comunicado de imprensa, as FADM dizem lamentar pelo ocorrido e “assumem total responsabilidade na assistência médica e psico-social da vítima”.
A vítima foi atropelada na Avenida 25 de Setembro, durante as manifestações ocorridas ontem contra os resultados eleitorais de 9 de Outubro.
As Forças Armadas dizem, que a viatura estava numa “missão de protecção dos objectos económicos essenciais, limpezas e desbloqueios das vias de circulação, no âmbito das manifestações pós-eleitorais e fazia parte de uma coluna militar devidamente sinalizada”.
“As FADM apelam a população a observar, meticulosamente, as medidas de segurança relativamente ao respeito pelo código de estrada e a prioridade das viaturas militares, devidamente sinalizadas, em trânsito nas vias públicas”, lê-se no comunicado.
No documento, os militares reafirmam seu compromisso de ser uma força credível para os moçambicanos e que estão comprometidos com a observância dos padrões mais elementares do direito humanitário e dos direitos humanos.
Deixe uma resposta