Os Estados Unidos da América (EUA) exortaram, hoje, aos cidadãos americanos a abandonarem a Ucrânia por preverem ataque russo a capital Kiev, nos próximos dias.
A Rússia estará a preparar um ataque a cidadão civis, bem como instituições estatais e não governamentais, quando já só falta um dia para se completar seis meses de guerra.
“O Departamento de Estado tem informações de que a Rússia está a intensificar esforços para lançar ataques contra as infra-estruturas civis e instalações governamentais da Ucrânia nos próximos dias”, alegou a embaixada americana na Ucrânia.
No entanto, a embaixada americana alerta que só devem abandonar o país se for seguro fazê-lo, de acordo com a Reuters.
O aviso seguiu-se a uma proibição, por parte do governo ucraniano, das celebrações na capital Kyiv (Kiev), na quarta-feira (amanhã), do 31º aniversário da independênci da Ucrânia do domínio soviético, devido a receios de ataque.
Por outro lado, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, também disse que Moscovo poderia tentar “algo particularmente feio” no período que antecede o aniversário de quarta-feira.
As autoridades disseram aos ucranianos de todo o país para trabalharem a partir de casa, sempre que possível, de terça-feira a quinta-feira, exortando também as pessoas a levarem a sério os avisos de ataques aéreos e a procurarem abrigo quando soarem sirenes.
A administração da cidade de Kyiv proibiu grandes reuniões públicas até quinta-feira, temendo que uma multidão de residentes em festa pudesse tornar-se alvo de um ataque com mísseis russos.
Deixe uma resposta