Eni regista lucro acima do esperado no segundo trimestre com forte contributo do gás do Rovuma

Eni regista lucro acima do esperado no segundo trimestre com forte contributo do gás do Rovuma

A empresa petroquímica italiana Eni SpA registou um lucro de 1,52 mil milhões de euros no segundo trimestre de 2024, superando as expectativas devido ao forte desempenho no seu negócio de exploração de petróleo e gás.

A plataforma flutuante de gás natural, Coral Sul FLNG, ancorada nas águas profundas da bacia do Rovuma em Cabo Delgado, norte de Moçambique, contribuiu de grande maneira para este resultado, tendo exportado para o mercado global 4,48 milhões de toneladas desde o primeiro carregamento feito em Novembro de 2022. Ao todo, a plataforma fez, até Junho passado, 63 carregamentos.

Assim, a multinacional italiana aumentou ainda a sua previsão de lucro para o ano, estimando-a agora em cerca de 15 mil milhões de euros.

Segundo uma publicação da AIM, citando dados avançados recentemente pela Energy Connects, uma plataforma agregadora de informação sobre a exploração dos hidrocarbonetos, os resultados positivos da petroquímica italiana surgem numa altura em que as empresas europeias de energia têm-se confrontado com forças concorrentes, designadamente o impacto negativo dos baixos preços do gás natural e a queda das margens de refinação devido à fraca procura de combustível, contra o efeito positivo dos preços mais elevados do petróleo no contexto dos cortes de oferta da OPEP+.

De acordo com a mesma publicação, as acções da empresa têm conhecido subida meteórica em Milão, e a unidade de exploração e produção reportou um lucro operacional ajustado de 3,53 mil milhões de euros, um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por sua vez, a produção de hidrocarbonetos aumentou 6% em relação ao trimestre anterior, para 1,71 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

“Este crescimento foi apoiado pela aquisição da Neptune Energy no ano passado, pelo aumento de projectos na Costa do Marfim e em Moçambique e pelo aumento da produção na Líbia”, escreve a Energy Connects citando um comunicado da Eni.

A produção para este ano deverá situar-se no limite superior do intervalo entre 1,69 milhões e 1,71 milhões de barris de petróleo equivalente por dia, assumindo que o preço do petróleo Brent de 86 dólares por barril poderá exceder o objectivo anterior de 14 mil milhões de euros.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.