Energética portuguesa está a facturar “aos milhões” com a guerra

“Estamos a ganhar dinheiro”

O Presidente do Conselho Executivo do grupo energético português Galp, Andy Brown, reconhece que a empresa está a lucrar através da subida de preços devido à guerra russo-ucraniana.

Reconhecendo que o sector energético está perturbado como jamais testemunhou nas suas três décadas e meia de trabalho, o CEO da Galp Energia disse à CNN Portugal: “estamos a ganhar dinheiro… porque nós produzimos petróleo” e apontou a subida de preços devido à guerra.

Andy Brown, disse, no entanto, que os lucros do grupo vêm de outras actividades como a refinação, e não precisamente das margens dos preços dos combustíveis, como seria de esperar pelo “oportunismo”.

“Não estamos a lucrar aumentando os preços [dos combustíveis] de forma oportunista. Não fazemos assim, não é assim que agimos”, disse.

Os preços dos combustíveis têm estado em forte alta nos últimos meses, em particular desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, a 24 de Fevereiro. Desde então, e depois de vários altos e baixos, o petróleo subiu nos mercados internacionais cerca de 14%.

Partilhar este artigo