Empresariado moçambicano procura novas parcerias de investimento no Qatar

Empresariado moçambicano procura novas parcerias de investimento no Qatar

Mais de 20 empresas moçambicanas de diversos sectores, com destaque para agricultura, indústria, transporte, logística, recrutamento de mão-de-obra, comunicação, comércio e serviços, integram a Missão Empresarial a Doha, Qatar, que decorre desde sábado (14).

Nesta deslocação, que termina hoje (17), o empresariado moçambicano pretende-se atrair novos investimentos e parcerias estratégicas para a dinamização das relações comerciais entre Moçambique e Qatar.

Durante um fórum de Negócios e Investimentos Qatar-Moçambique, que teve lugar no domingo, em Doha, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), maior entidade patronal nacional, apresentou oportunidades de investimento existentes em Moçambique nos diversos sectores, com destaque para a Indústria, Agricultura e Turismo.

Sobre o sector da Indústria, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, destacou a presença, no Fórum, da MozParks, que lidera os parques industriais em Moçambique, que já atraíram e absorveram mais de 2 mil milhões de dólares em investimentos. No sector de recrutamento de mão-de-obra, destacou a participação da CBE Southern Africa, que levou oportunidades no fornecimento de força laboral para vários projectos baseados no Qatar.

Vuma destacou, igualmente, oportunidades de investimentos e exportação de produtos agrícolas. “Moçambique tem condições (terra e água) baratas e competitivas para produzir e fornecer produtos orgânicos num curto espaço de tempo e as oportunidades estão identificas”, frisou o presidente da agremiação.

Assim, a CTA e a Câmara de Comércio e Indústria do Qatar (QCCI) irão trabalhar em conjunto na promoção de interesse das empresas locais e na assinatura de acordos para a concretização de projectos conjuntos entre empresas moçambicanas e catarianas.

No agro-negócio, Agostinho Vuma revelou a disponibilidade de 700 hectares nos distritos de Boane e Namaacha, província de Maputo, onde em 135 hectares de bananas plantadas produz-se mais de 5500 toneladas por ano e em cerca de 80 hectares de citrinos produz-se cerca de 100 toneladas de toranja star ruby, 100 toneladas de toranja marsh e 200 toneladas de laranjas valencia e delta.

“Gostaríamos de discutir com os empreendedores, durante o B2B, sobre como é que podemos materializar essas oportunidades de investimento que existem no nosso país”, salientou Vuma.

A Missão é organizada pela CTA, em parceria com a Embaixada de Moçambique no Qatar, APIEX – Agência de Promoção de Investimentos e Exportações de Moçambique, QCCI – Câmara de Comércio e Indústria do Qatar, bem como QFC – Qatar Financial Centre.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.