Comércio global cresceu no primeiro trimestre de 2024

Comércio global cresceu no primeiro trimestre de 2024

O comércio global cresceu no primeiro trimestre de 2024, após o impulso dado pela dinâmica comercial positiva nos Estados Unidos e pelos países em desenvolvimento.

No período, o desempenho no sector de bens aumentou em cerca de 1% trimestre, enquanto em serviços o aumento foi de 1,5%, segundo dados das Nações Unidas, citados pela agência ONU News.

Em termos de estimativa e se as tendências actuais persistirem, o comércio global poderá chegar a 32 trilhões de dólares, de acordo com os dados da agência para o Comércio e Desenvolvimento, Unctad.

Nas tendências positivas do comércio global e crescimento das trocas comerciais destacam-se as altas taxas nas exportações com 9% na China, 7% na Índia e 3% nos Estados Unidos. Entretanto, registou-se uma descida de 5% na Europa e na África.

Os dados que temos estado a citar destacam a China e a Índia como os paises que apresentaram o melhor desempenho na exportação de trimestre a trimestre.

Os avanços no comércio variaram entre os sectores, com destaque para os de energia verde e produtos relacionados à inteligência artificial.

A Unctad destaca a valorização de servidores de alto desempenho em 25% em comparação ao primeiro trimestre de 2023, enquanto outros computadores e unidades de armazenamento de dados tiveram um acréscimo de 8%.

A Unctad espera que ainda que este crescimento atinja 250 bilhões de dólares  ao comércio de bens e cerca de 100 bilhões de dólares  quando se trata do sector de serviços durante a primeira parte deste ano, em comparação com o segundo semestre de 2023.

Créditos da imagem: Germano Lüders/Exame

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.