China quer criar um milhão de empregos em África até 2027

China quer criar um milhão de empregos em África até 2027

O Presidente da China, Xi Jinping, prometeu apoiar África com 360 mil milhões de yuan até 2027 e ajudar a criar um milhão de empregos no continente africano.

Xi Jinping, que falava durante a abertura da cimeira do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), em Pequim, prometeu ainda que o país irá investir pelo menos 70 mil milhões de yuan  no bloco africano.

Citado pela imprensa internacional, Xi, disse que o país está pronto para aprofundar a cooperação com o continente no domínio económico e que as relações entre a China e África vivem o melhor período da história.

Ainda durante a cimeira o líder anunciou também 30 projectos de infraestruturas e renovou a promessa de aumentar as importações agrícolas de África, intenção que já tinha manifestado na edição anterior do FOCAC, em Dacar, em 2021.

O dirigente enfatizou ainda que a China ajudará África a “promover a modernização ecológica, o desenvolvimento verde e a transição para a tecnologia de baixo carbono”.

Xi Jinping disse ainda que a China vai doar mil milhões de yuan em ajuda militar a África, bem como dar formação a seis mil militares.

A China é o maior parceiro comercial do continente africano, com o comércio bilateral a atingir 167,8 mil milhões de dólares na primeira metade do ano, de acordo com a imprensa chinesa.

De referir que participam da cimeira, 50 líderes de países africanos, incluindo o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Foto DR

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.