Botão “Ignorar introdução” da Netflix é clicado 136 milhões de vezes por dia. O que isto significa?

A Netflix começou a utilizar o botão “Ignorar introdução” há cerca de cinco anos, desde 2017, para maximizar o tempo dos utilizadores sempre que fossem assistir às séries. Ou seja, para a gigante do streaming, passou a ser inútil perder tempo a ver as mesmas introduções a cada vez que se fosse assistir às séries.

Então, conta o noticiasaominuto (via Netflix), que o botão e utilizado 136 milhões de vezes por dia. Em média, poupa-se cerca de cinco minutos com as introduções das series. Longe de imaginar, isso já levou aos assinantes da Netflix poupar 195 anos de tempo que seria ocupado pelas aberturas das séries.

A ideia de desenvolver o botão surgiu ao Director de Inovação de Produto da Netflix, Cameron Johnson, quando ele assistia a série “Game of Thrones”, que apesar de ter um introdução épica, a mesma é bastante longa. No seu entender, isto quebra a imersão da estória.

Johnson nota que “era frustrante tentar saltar manualmente para o momento certo no início do episódio”, apontando que, por vezes, avança em demasia e, em outras ocasiões, não avançava o suficiente. Terá sido esta experiência que fez o executivo pensar numa forma de melhorar a experiência dos membros do serviço.

Depois de algumas pesquisas, “notamos que os utilizadores preferiam ignorar as introduções”.

“Em 15% dos casos, os membros avançavam no tempo nos primeiros cinco minutos da série”, disse.

Depois de várias iterações da funcionalidade, a Netflix decidiu implementar o botão em apenas 250 séries nos EUA, Reino Unido e Canadá e, notando uma “grande adesão dos membros”, a empresa acabou por estender a opção em todas as televisões e dispositivos móveis em que estava disponível em agosto de 2017.

Partilhar este artigo