O Governo sul-africano, através da Autoridade de Gestão de Fronteiras, está a reforçar a segurança nas fronteiras em antecipação ao aumento do movimento nos postos de entrada e saída, à medida que aumentam as viagens na temporada festiva que se aproxima.
Segundo uma publicação da Carta de Moçambique que citada imprensa sul-africana a Autoridade de Gestão de Fronteiras (BMA) e o Departamento de Assuntos Internos começaram os preparativos para o aumento do tráfego nos 71 postos de entrada e saída da África do Sul, numa altura em que os trabalhadores e estrangeiros que vivem e trabalham no país embarcam em suas viagens anuais para as festas da quadra festiva.
O plano operacional para a quadra festiva 2024/2025 foi apresentado nesta terça-feira à comissão parlamentar de assuntos internos.
“A operação da quadra festiva começa no próximo dia 10 de Dezembro e vai até 15 de Janeiro e visa garantir que apenas pessoas e bens legítimos tenham permissão para entrar e sair da África do Sul”, avançaram as autoridades sul-africanas.
Contudo, para dar suporte às operações de fronteira, recursos adicionais serão mobilizados. Isso inclui pessoal em terra e outros postos que historicamente tiveram mais tráfego (Aeroporto Internacional OR Tambo, Ponte Beit, Lebombo, Ponte Ficksburg Maseru e Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo), em guardas fronteiriços, tecnologias de vigilância e aumento de patrulhas pela Força Nacional da Defesa da África do Sul (SANDF).
Entre os riscos que a BMA destacou para este período festivo estão o congestionamento, a deportação, o uso de documentação fraudulenta e instalações de detenção inadequadas. O congestionamento geralmente ocorre devido a um layout de infra-estrutura desactualizado e inadequado e à gestão inadequada dos corredores.
(Foto DR)
Deixe uma resposta