Escritora sul-coreana Han Kang vence Nobel da Literatura 2024

Escritora sul-coreana Han Kang vence Nobel da Literatura 2024

A Real Academia Sueca de Ciências atribuiu, ontem, o Prémio Nobel da Literatura à autora Han Kang, de 53 anos de idade, a primeira sul-coreana distinguida com este prestigiado galardão.

A academia justificou a sua escolha, referindo que é merecedora do prémio pela “sua prosa poética intensa que confronta traumas e expõe a fragilidade da vida humana”, segundo alguns sites internacionais.

Acrescenta ainda que a obra de Han Kang caracteriza-se por uma “dupla exposição da dor, uma correspondência entre o tormento mental e o físico com ligações estreitas ao pensamento oriental”.

A sua obra mais conhecida é “A Vegetariana”, com o qual venceu o “Man Booker International Prize”, em 2016, sendo também de sua autoria livros como “Atos Humanos” ou “O Livro Branco”.

O prémio, sublinhe-se, tem um valor pecuniário de 11 milhões de coroas suecas (67 200 000 meticais).

Han Kang é a 18.ª mulher a receber o Nobel da Literatura.

Filha de um muito conhecido escritor sul-coreano, Han Kang nasceu na cidade sul-coreana de Gwangiu, em 1970 e, aos nove anos, mudou-se com a família para Seul.

Inicia a sua carreira com a publicação de uma série de poemas na revista “Literatura e Sociedade” (1993) e em prosa com a coletânea de contos “Amor de Yeosu”, (1995) a que se seguiram outros romances e contos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.