Jovem moçambicano cria óculos inteligentes para deficientes visuais

Jovem moçambicano cria óculos inteligentes para deficientes visuais

Um jovem moçambicano, estudante de Engenharia Electrónica e especialista em robótica, criou óculos inteligentes que ajudam pessoas com deficiência visual a se locomover, sem embater em obstáculos.

Os óculos inteligentes apelidados de “Vision Hope” (esperança na visão), tem uma capacidade, segundo o jovem inovador João Rêgo Júnior, de identificar objectos num raio de cerca de 100 graus, cobrindo uma boa parte da visão humana, que é de mais de 140 graus para cada olho (monocular) e 180 graus para ambos (binocular).

“Uma vez identificados os obstáculos, o utilizador recebe uma vibração no lado em que estes se encontram. Quanto mais me aproximo do objecto mais vibra, fornecendo-me mais informações, conta o jovem inovador, numa publicação do portal Kabum Digital.

Além da vibração, os óculos também contam com a integração de um sistema GPS, que permite aos familiares ou amigos do utilizador saber onde a pessoa está e o nível de bateria do equipamento.

Os óculos inteligentes não são novidade, contudo João Rêgo explicou que a diferença com os demais reside no tipo de sensor utilizado, sendo o dele mais preciso e eficaz com a capacidade de efectuar um rastreio muito mais exacto.

“Tem uma precisão incrível, incomparável com os sensores ultrassónicos. Além disso, destaca-se ao permitir identificar de forma antecipada os obstáculos ao redor do utilizador num raio de até quatro metros, bem como o controlo e monitorização de carga”, afirma.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.